Explore more publications!

CEIIA REFORÇA COOPERAÇÃO COM RONDÔNIA E PARÁ PARA PROTEGER O BIOMA DA AMAZÓNIA

TECNOLOGIA PORTUGUESA AO SERVIÇO DO CLIMA, DAS FLORESTAS E DAS CIDADES DO FUTURO

PORTO, Portugal, Nov. 14, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) -- O CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Portugal – está a aprofundar o seu trabalho com os governos dos estados brasileiros de Pará e Rondônia, num esforço conjunto para acelerar soluções científicas e tecnológicas que garantam a proteção e valorização do bioma da Amazónia. Esta colaboração pretende demonstrar como a inovação pode transformar desafios ambientais em novas oportunidades de desenvolvimento económico sustentável.

A parceria com estes dois estados amazónicos incide sobre três eixos estratégicos: Clima, Florestas e Serviços de Ecossistemas; Clima e Saúde; e Mobilidade Urbana e Cidades Inteligentes. Em todos eles, o CEiiA aporta experiência, tecnologia e capacidade de integração de sistemas que combinam satélites, sensores terrestres e inteligência artificial.

PARCERIA COM O PARÁ FORMALIZADA NA COP30

A cooperação com o Estado do Pará foi formalizada ontem, no âmbito da COP30, reforçando o compromisso de ambas as partes em acelerar conhecimento científico aplicado ao território. Está em desenvolvimento um projeto que permitirá recolher dados geoespaciais sobre ocupação de solos, avaliar o potencial de sequestro de carbono e criar modelos que apoiem decisões públicas e privadas com base em informação fiável e continuamente atualizada.

RONDÔNIA AVANÇA COM “RONDÔNIA CARBON”, PROJETO RECONHECIDO PELA UNFCCC

CEiiA Team Work_COP30

Em Rondônia, o trabalho técnico decorre desde junho e envolve entidades de referência como a Embrapa e a Universidade Federal de Rondônia. O projeto combina tecnologia espacial, sensores de solo e algoritmos de inteligência artificial para produzir um mapeamento avançado do carbono associado a culturas como café, cacau e floresta nativa.

A UNFCCC classificou o projeto como inovador, por demonstrar como a tecnologia pode acelerar novos modelos de financiamento climático. O projeto estará em destaque esta sexta-feira, 14 de novembro, no painel “Mecanismos Financeiros Inovadores para a Resiliência Climática Sub-Nacional”, na COP30.

INVESTIMENTO E IMPACTO

A fase inicial destas iniciativas representa um investimento de cerca de 2 milhões de euros, maioritariamente assegurado pelo CEiiA, devido à utilização intensiva de tecnologia e competências associadas ao setor espacial.

O objetivo passa agora por envolver empresas, universidades e entidades dos dois países, reforçando a transferência de conhecimento e o desenvolvimento de soluções inovadoras.

SOBRE O CEIIA

O CEiiA é um dos maiores investidores privados em I&D em Portugal, desenvolvendo tecnologias e produtos para setores como mobilidade, aeronáutica, espaço e oceano, sempre com foco na sustentabilidade e no impacto social positivo.

Press Media
Ricardo Rodrigues
rr@pressmediaonline.com

Foto deste comunicado disponível em: https://www.globenewswire.com/NewsRoom/AttachmentNg/c87ff0ba-17fe-4cd4-9921-565fcaaae938/pt


Primary Logo

CEiiA Team Work_COP30

1 – Lurdes Ferreira – Investigadora CEiiA 2 – Gualter Crisóstomo – Diretor CEiiA 3 – Governador da Rondônia - Marcus Rocha 4 – Secretário de Estadoda Rondônia – Augusto Leonel

Legal Disclaimer:

EIN Presswire provides this news content "as is" without warranty of any kind. We do not accept any responsibility or liability for the accuracy, content, images, videos, licenses, completeness, legality, or reliability of the information contained in this article. If you have any complaints or copyright issues related to this article, kindly contact the author above.

Share us

on your social networks:
AGPs

Get the latest news on this topic.

SIGN UP FOR FREE TODAY

No Thanks

By signing to this email alert, you
agree to our Terms & Conditions